Uma das coisas que as pessoas se perguntam quando têm de enviar determinados tipos de encomenda é como dobrar a declaração de conteudo .

Aliás, nem todo mundo sabe o que é uma declaração de conteudo e muito menos porque ela deve ser dobrada de um jeito especial.

como dobrar a declaração de conteudo

Na verdade, aprender como dobrar a declaração de conteudo é bem fácil, mas é importante saber como fazer isso porque, se determinadas informações não estiverem bem visíveis, os Correios podem barrar o seu envio.

Antes de falar como dobrar a declaração de conteudo, é necessário salientar que ela corresponde à nota fiscal, ou seja, é claro que as informações que têm de ficar à vista são praticamente as mesmas que estariam no caso de ser uma nota fiscal o documento usado.

Antes de tudo, compreenda o que é a declaração de conteúdo

Como o próprio nome indica, a declaração de conteúdo é um documento que tem a finalidade de mostrar às autoridades e aos Correios o que está dentro da embalagem e, principalmente, indica que a nota fiscal é dispensável.

Além de mencionar o que tem dentro da embalagem, essa declaração tem outra função, que é a de especificar a quantidade de itens.

Devido a isso, torna-se importante saber como dobrar a declaração de conteudo: afinal, se não for dobrado da forma correta, não será possível para os Correios acessar as informações que ele quiser.

Além de aprender como dobrar a declaração de conteudo, é claro que saber onde conseguir essa declaração também é importante e, no caso, é no site dos Correios, bastando fazer a impressão em papel comum e preencher com caneta.

Vale salientar que não custa nada para imprimir essa declaração.

Leia também:  Aprenda o que significa em transito no rastreamento dos correios

Saiba como dobrar a declaração de conteudo!

Considerando que se trata de uma folha sulfite grande, nem todo mundo quer dispor essa declaração de conteúdo de forma inteira.

Por isso, saber como dobrar a declaração de conteudo facilita bastante e, para isso, é só sobrar que de maneira que alguns dados possam ser lidos facilmente; no geral, trata-se da tabela de frente, onde fica especificado o tipo de item que está lá dentro.

Para maior conservação, existe um truque: além de saber como dobrar a declaração de conteudo¸ é preciso usar um envelope plástico que seja transparente e que permita que as informações básicas da declaração de conteúdo sejam lidas.

A fim de evitar que esse plástico se solte, é só usar fita adesiva transparente para ter certeza de que ele, com a declaração dentro, ficará bem fixo.

Cabe salientar que, quem não quiser dobrar a declaração de conteúdo, não precisa fazer isso: é só usar um plástico maior, que acomode a folha como um todo, e prendê-lo no exterior da embalagem.

Vale reforçar que envelopes que não sejam transparentes não devem ser usados porque eles impedirão os funcionários dos Correios de ler o que está dentro do pacote.

Em que circunstâncias é preciso aprender como dobrar a declaração de conteudo?

Nem todo mundo que envia uma encomenda precisa saber como fazer essa declaração de conteúdo e como dobrá-la: somente nos casos em que a nota fiscal é dispensada.

Uma dessas situações é no caso de um Microempreendedor Individual (MEI) ter como cliente uma pessoa física. Se for assim, o pacote não precisa contar com nota fiscal.

Leia também:  Aprenda o que significa em transito no rastreamento dos correios

Outra situação é quando algum produto está sendo substituído ou devolvido: nesses casos, não há nota fiscal envolvida porque não se trata de uma aquisição. Desse modo, basta que se mande a declaração de conteúdo, estando com os principais dados visíveis.

Em dúvida sobre como dobrar a declaração de conteudo e outras coisas sobre envios? Esclareça tudo facilmente lendo mais no https://dizong.org!