Uma das orientações quando se faz a Locação de equipamentos é que esse processo seja protegido por meio do uso de um contrato.

Com esse documento, espera-se que todos os que estão envolvidos com o aluguel de ferramentas sejam beneficiados com muito mais segurança, criando-se um fator de dificuldade para golpes.

locação de equipamentos

Contudo, o que será que acontece quando o contrato de locação não é respeitado? Quais são os problemas que as empresas de locação de maquinas e seus clientes podem ter caso as coisas determinadas no contrato sejam desrespeitadas?

Na locação de equipamentos, o contrato é a principal segurança

Não importa se a empresa que oferece o aluguel de ferramentas é muito conceituada, se ela tem muitos clientes ou se oferece produtos de bons fabricantes: o que fará com que os locatários estejam mesmo protegidos é um contrato.

Sendo assim, é preciso ter em mente que se torna impossível ter uma locação de equipamentos segura sem que, antes, um contrato tenha sido assinado por ambas as partes.

Inclusive, é preciso que o contrato para locação de equipamentos seja mencionado quando se está acertando o aluguel, nem que seja por iniciativa do locatário.

Existe multa se a locação de equipamentos não obedece ao contrato?

Quando as cláusulas do contrato são desrespeitadas, é possível que haja a incidência de uma multa e o seu valor vai depender bastante. Afinal, ele é calculado mediante certa porcentagem que é informada pelo locador no processo de aluguel.

Além disso, outra variável para saber de quanto é a multa pelo contrato de locação de equipamentos ser desrespeitado é o custo do próprio equipamento. Esse custo é a base sobre a qual a porcentagem é aplicada e, por isso, equipamentos muito caros preveem multas muito altas.

Leia também:  Fiz o aluguel de betoneira e quero devolver o equipamento: como fazer?

Como ter conhecimento sobre a multa na locação de maquina?

Há apenas duas formas de os clientes ficarem sabendo detalhes sobre as multas na locação de equipamentos: se isso for perguntado ao locador ou se o contrato for lido.

Inclusive, a recomendação é que o locatário não se apoie apenas no que o locador de maquinário tem a dizer e que o contrato seja analisado de maneira atenta e que, se for o caso, alguém de confiança também dê uma lida no documento para assegurar que tudo está bem esclarecido.

Dessa forma, fica menos possível que o locatário ou o locador seja prejudicado de alguma maneira.

Como proceder se o contrato de locação de equipamentos foi quebrado?

Nesses casos, a primeira coisa a se fazer é entrar em contrato com a outra parte, tendo uma cópia do contrato em mãos, e questionar o motivo pelo qual a cláusula não foi respondida.

Muitas vezes, as duas partes do contrato conseguem estabelecer alguma solução que as beneficie, mas também é possível buscar o fórum ou um advogado para que os direitos do locador de maquinário ou do locatário sejam respeitados.

Acesse nosso blog e entenda mais sobre locações desse tipo!