Quando se identifica um caso de alguém que está fazendo uso de drogas na família ou no seu núcleo social próximo, muito se questiona sobre as medidas cabíveis que podem ser tomadas por aqueles que se preocupam com a saúde e com o rumo que a vida do usuário terá.

Dentre as opções mais consideradas de maneira geral, existe a inicial conversa após a constatação do uso da droga pra saber se a pessoa que está usando está sabendo lidar com a situação, se está fazendo o uso de substâncias de maneira corriqueira ou apenas de vez em quando, entre outros.

clinica de reabilitação

Então, o próximo estágio pode ser ou a confiança e o conformismo em um momento em que o usuário demonstra que está tudo sob controle no momento, ou o aumento da preocupação quando normalmente o usuário nega que precise de ajuda, mas fica nítido que o caso sugere algum tipo de intervenção.

Muitas vezes, a conversa pessoal resolve. Em outras, a recomendação de um profissional do ramo da psicologia é bem-vinda e pode ajudar o usuário a conhecer mais sobre sua relação com a droga e os motivos pelos quais ele está fazendo uso dela, tornando mais fácil sua desconexão com a substância.

Porém, existe também aquele caso mais avançado, no qual o uso recreativo já deu lugar à dependência química e não existe mais o controle do usuário sob a droga, mas sim da droga sob o usuário.

Essa situação, somada à negação do usuário, normalmente dão margem à utilização dos serviços de uma clinica de reabilitação. Nesse caso, quais são os pensamentos que devem ser levados em conta na hora de escolher a melhor possibilidade?

Conhecer o usuário e o que será melhor para ele

Na hora da escolha do melhor centro de recuperação para dependentes químicos possível, que normalmente é feita por algum familiar ou amigo próximo do usuário ou, em algumas vezes, pelo próprio sujeito, é importante saber suas condições particulares e o que fará bem ao usuário.

Nesse sentido, entra em questão o vício do dependente, visto que existem clinicas especializadas para drogas lícitas como o álcool e, também, aqueles centros que possuem como especialidade o tratamento de drogas mais pesadas, como as injetáveis.

Além disso, existem aquelas que possuem melhor cuidado com pacientes que demonstram maior resistência no momento da internação, como aquelas que trabalham de modo mais próximo ao usuário, procurando fornecer ajuda e não privar sua liberdade.

Ainda, existem aquelas que têm experiência em tratamentos paliativos no geral, assim como aquelas que dão preferência a tratamentos que usam exclusivamente remédios.

Reconhecer os efeitos da clinica no usuário

O que deve ser tomado como foco nesse momento de escolha da clinica de reabilitação mais adequada são os efeitos que a atuação da instituição no tratamento do usuário terá na mente da pessoa que passará por isso.

Deve ser buscado, sempre, o melhor para o usuário, para que o processo de sua retomada do vício seja o melhor possível para ele.

Quer ler outras matérias? Dê uma conferida no nosso blog.