Infelizmente, milhões de brasileiros sofrem com um vício muito grave e que acaba por trazer danos, às vezes, irreparáveis para a sua família: são os alcoólatras.

Os indivíduos que se encontram dependentes das bebidas alcoólicas, em grande parte dos casos, não conseguem assumir essa dependência, o que faz com que os tratamentos para alcoólatras fiquem cada vez mais difíceis.

clínica de reabilitação para alcoólatras

Uma opção para muitas famílias é a internação em Clínica de reabilitação para alcoólatras , podendo-se fazer até o que é chamado de internação compulsória.

Muitos familiares e dependentes resistem à ideia de buscar uma clínica de internação para alcoólatras porque não têm certeza dos possíveis resultados e nem sabem como elas funcionam.

O que acontece em uma clínica de reabilitação para alcoólatras?

Quando um dependente é internado em uma clínica para alcoólatra, ele fica aos cuidados de psicólogos, psiquiatras e de médicos.

Dessa forma, ele tem o respaldo necessário para ultrapassar as horas de abstinência que todas as pessoas com dependência química enfrentam e que, geralmente, fazem com que elas retornem ao vício.

Em alguns casos, a clínica de reabilitação para alcoólatras também conta com atividades para que os dependentes consigam descobrir talentos ou gostos que estivessem ocultos.

Várias pessoas internadas nesses lugares acabam percebendo que gostam muito de cuidar de hortas, que têm talento para a escrita, que gostam de ler, etc. Todas essas possíveis novas atividades servem como uma maneira de substituir o prazer dado pela bebida alcoólica.

O tempo de reabilitação para essas pessoas é bem variável, mas é incomum que um dependente fique em uma clínica por menos de 90 dias.

Esse é um tempo considerado padrão para que as pessoas alcoólatras realmente comecem a ter condições de negar a bebida. Entretanto, quando os pacientes internados demoram para cooperar com os profissionais da clínica, esse tempo se torna maior.

A clínica de recuperação para alcoólatras oferece apoio de terapeutas

Como dito, os dependentes de bebidas alcoólicas são acompanhados por psicólogos e por psiquiatras enquanto estão nessas clínicas.

A ideia é que essa pessoa compreenda o que a leva a se “esconder” na bebida alcoólica: é alguma frustração pessoal? Algum trauma? Alguma mágoa?

Com esse tipo de compreensão, é possível criar, junto ao dependente, uma forma de passar por essa frustração, trauma ou mágoa sem que a bebida seja considerada uma solução.

Vale dizer que, na clínica de reabilitação para alcoólatras , também costuma ser mais fácil para os pacientes superarem a dependência por causa do amparo que uns recebem dos outros.

São dezenas ou centenas de pessoas no mesmo lugar e com a mesma dependência; por isso, aqueles que estão mais avançados no tratamento podem ser o suporte emocional daqueles que ainda estão rastejando contra os impulsos de beber.

Funciona mesmo?

Com certeza, a clínica de reabilitação para alcoólatras deve ser considerada uma solução que realmente funciona. No entanto, é importante procurar referências de cada clínica e o tratamento é facilitado quando a pessoa que tem o vício reconhece essa situação.

Para maiores informações, acesse nosso blog e saiba mais!