O museu foi criado pelo geógrafo, geólogo, biólogo e pesquisador Paulo Anselmo Matioli, que desde criança coleciona minerais, rochas e conchas marinhas, mas sua especialidade sempre foram os minerais.

Quando Museu Foi Criado?

Passou por diversas dificuldades financeiras, pois não possuía uma gestão profissional e depois de sete anos em dificuldades, conseguiu desenvolver uma parceria com a Oscip ADESAF (Associação em Defesa da Saúde e da Família que desenvolve projetos sociais, culturais e educacionais com os objetivos do Milênio da UNESCO – OS 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO), em parceria com a Prefeitura de São Vicente e a UniSantos – (Universidade Católica de Santos). O Museu de Ciências Naturais Jóias da Natureza possui um raro acervo com espécies originais (acervo material) e muitas histórias. Assim como curiosidades e aventuras agregadas aos exemplares (acervo imaterial). E hoje é uma das mais novas atrações turísticas e culturais de São Vicente e da Baixada Santista, com cerca de 2 mil visitas desde a sua abertura. E faz seus visitantes sonhar com brincos!

 Museu de Joias?

O Museu de Arte Sacra de São Paulo abre a exposição Joias com História, de Isabella Blanco. Assim exibindo 40 criações da artista, que busca inspiração na Era Vitoriana e no Art Déco para confeccionar joias com design contemporâneo que fazem os visitantes sonhar com brincos.  Para as peças dessa exposição, com curadoria de Jorge Brandão, Isabella busca em antiquários e leilões de antiguidades do Brasil e ao redor do mundo acessórios fabricados entre 1837 e 1940, tais como broches, fivelas de cinto, alças de bolsas, piteiras, fragmentos de marfim e entalhes de bakelite, por exemplo.

Fazendo uso de sua expertise em História da Arte e design, a artista incorpora esses objetos à criação de joias em ouro 18 quilates ou prata, adornadas por gemas como diamantes, safiras, rubis, esmeraldas, topázios e demais pedras preciosas.

Leia também:  Blusinhas para revenda - Revender blusas femininas baratas

A junção desses elementos, sob o olhar meticuloso da artista, dá origem a colares, gargantilhas, brincos, anéis e pulseiras, peças únicas com a cara do século XXI.

Exposição que Faz Sonhar com Brincos

É impossível visitar a exposição da artista sem sonhar com brincos lindos depois. As joias são produzidas através de peças de acessórios dos séculos 19 e 20 e complementadas com diversas pedras preciosas apaixonantes. A junção do antigo com o atual cria uma variedade incrível de designs modernos e elegantes que nos fazem sonhar com brincos da exposição.

Para a produção são avaliadas as gemas utilizadas em cada época, a cor do metal que era moda no período que a artista busca como referência e as técnicas de cravação e esmaltação. Dessa maneira, as peças produzidas apresentam diversas características históricas. Mas que une-se à novos elementos que criam peças atuais e únicas que parecem saídas de um sonho. Assim fazendo com que os visitantes da exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo não consigam parar de sonhar com brincos encantadores criados pela artista.

O curador e idealizador tem como principal objetivo apresentar “um novo olhar de épocas ricas em formas, estilos, soluções, composições acadêmicas pelas técnicas, porém com sutilezas românticas que jamais foram abandonadas, sempre visando adornar, enfeitar, enobrecer, seja qual for a época ou etnia, essa união do design e esses garimpos, como dizemos nos dias de hoje”, nas palavras de Jorge.

Sobre a Artista

Seu trabalho é totalmente autoral: do momento do garimpo – quando enxerga a possibilidade de transformar um item antigo numa joia de uso cotidiano –, passando pela criação e desenho, até a escolha das pedras e do metal, sempre imprimindo um olhar criterioso sobre o trabalho dos ourives. Assim, as peças criadas são de extremo valor e beleza, desenvolvidas através de todo o esforço da artista que deixou de sonhar com brincos que representassem toda a beleza da Era Vitoriana e da Art Déco mesclada à modernidade do séc. 21 para torna-los realidade.

Leia também:  A diferença entre eficiência e eficácia “como o crowdsourcing deve ser”

Conheça mais variedades visitando nosso blog!